terça-feira, 23 de agosto de 2011

QUESTIONÁRIO - PESQUISA - DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

Para elaboração do Projeto Político e Pedagógico da Escola Rosa Benatti, solicitamos a colaboração de pais, alunos, professores e funcionários da escola, para responderem o questionário abaixo, a fim de realizarmos um diagnóstico escolar eficaz o qual resulte na reflexão sobre melhorias no nosso sistema educacional.


1) QUE TIPO DE EDUCAÇÃO SE ASPIRA PARA A ESCOLA?


2) QUE TIPO DE ESCOLA DESEJA?


3) COMO SE DESEJARIA QUE A ESCOLA FOSSE?


4) QUAIS OS PROBLEMAS QUE A ESCOLA APRESENTA?


5) QUAIS OS PONTOS POSITIVOS DA ESCOLA?


6) QUAIS SÃO OS PONTOS NEGATIVOS DA ESCOLA?

4 comentários:

  1. 1- R) Aspira-se à educação que seja capaz de tornar os alunos aptos para viverem em sociedade, usando a instrução e o conhecimento, oriundos e adquiridos de uma escola dotada de uma estrutura física e conceitual favorável ao seu desenvolvimento, para a construção de um mundo melhor.

    2- R) A escola desejável é aquela na qual haja um ambiente propício ao crescimento sadio da criança, tanto no aspecto moral e ético, quanto no que tange à qualidade das várias ciências que os educandos aprendem no decorrer de sua vida escolar.

    3- R) A escola ideal não deve ser uma utopia, teorizada nos livros pedagógicos e escondida por trás de uma linguagem inacessível, pelo contrário, a escola que se deseja é aquela que aproxima as pessoas das teorias e, até mesmo, a qual conjugue, no mesmo tempo e território, contextos de vida distintos, que se relacionam e se conscientizam de que nossa sociedade é singular dentro de sua pluralização.

    4- R) A configuração atual da nossa escola é repleta de entraves,tais como, a alta rotatividade de alunos, desestrutura familiar, a alienação dos pais em relação à vida escolar dos filhos, a ameaça das drogas, violência, desinteresse de alguns professores na superação de desafios diários, falta de apoio aos professores que almejam à melhoria do sistema educacional, enfim, toda a sociedade parece "despejar" seus conflitos e problemas irresolutos para que a escola resolva.

    5- R) A escola Rosa Benatti apresenta inúmeros aspectos positivos, pois a equipe é sempre participativa, a diretoria é criativa e flexível, não há nenhum tipo de critério para a exclusão de determinados alunos, o ambiente é limpo, os estudantes têm acesso à biblioteca, sala de informática e passeios recreativos. Além disso, os professores trabalham com apostilas e são constantemente beneficiados com oficinas, cursos e palestras.

    6- R) Fatores como o excesso de alunos-problema, os quais são "despejados" por outras escolas, a localização geográfica, uma vez que a escola fica na periferia, o que, em decorrência disso, permeia maiores problemas, porque alguns alunos são provenientes de famílias carentes e submetidos à violências de vários tipos (físicas e psicológicas).


    Wagner Granai

    ResponderExcluir
  2. SUELI C. GUERTAS BOTURA24 de agosto de 2011 às 18:00

    1 - Uma educação de qualidade, que possa garantir formação acadêmica, ética e moral, com conhecimentos que devem ir além dos muros escolares, para que todos os educandos possam no futuro, ser cidadãos críticos que atuem na sociedade com dignidade.

    2 - Uma escola receptiva com um projeto político pedagógico condizente à toda clientela escolar.
    Gestores, professores, funcionários, pais e alunos comprometidos com a qualidade do ensino, a aprendizagem, a aquisição de valores e com a convivência harmoniosa: união, respeito e amizade entre todos os participantes da comunidade escolar.

    3 - Uma escola não consolidada na cultura da repetência, da reprovação que desencadeia o grande índice do fracasso escolar.
    É preciso acabar com a crença de que a possibilidade de crianças aprenderem está diretamente relacionada a condição econômica, social e cultural.

    4 - Problemas existem, porém muitos são passíveis de resoluções e acertos. O que mais preocupa é a desvalorização da escola por parte de alguns pais, que não participam da vida escolar de seus filhos.
    Alguns alunos desmotivados, outros hiperativos e ainda os indisciplinados, em sua maioria por conta de problemas emocionais e de saúde que enfrentam no dia a dia, preocupam e exigem soluções.
    Também considera - se problema o número reduzido de profissionais especializados para orientações quanto a educação inclusiva e auxílio aos alunos que apresentam problemas de ordem emocional, social, entre outras.

    5 - A escola conta com uma equipe coesa, sempre voltada para o crescimento e bem estar de todos os educandos. A Direção é muito humanizada e comprometida, assim como os professores que em sua maioria desempenham a função com muita capacidade e disposição.
    A implementação dos projetos didáticos e outros, sempre resultam em ótimos resultados para todos os envolvidos.
    A Biblioteca da escola e a Sala de Informática são espaços valiosos para a educação de qualidade de nossos alunos, assim como o Sistema Apostilado - UNO e os recursos didáticos disponíveis como: Lousa Digital, materiais pedagógicos diversos, DVDs,aparelhos de som, materiais para aulas de Arte e Educação Física,inclusive quadra coberta, etc.
    O serviço odontológico prestado aos alunos é extremamente necessário para a saúde bucal dos mesmos.
    Merenda de qualidade agrada a todos.
    Muitos outros pontos positivos existem...

    6 - Com a democratização do acesso de todas as crianças e jovens na escola, esta ainda não consegue ensinar efetivamente todos os alunos a ler e escrever, apesar do grande esforço e muito empenho dos governantes, ainda nos deparamos com problemas na ordem de: espaço físico, formação profissional, número excessivo de alunos em sala, melhores salários, entre outros.

    ResponderExcluir
  3. R: 1 - Uma educação boa

    R: 2 -Uma escola que tenha bons alunos, bons professores.

    R; 3 - Uma escola bonita, com mais plantas.

    R; 4 - Para mim não tem problemas.

    R; 5 - Aula de informática, merenda, biblioteca com muitos livros. Gosto de tudo na escola.

    R; 6 - Não tem

    Aluna Monica Cristina do 5º ano F

    ResponderExcluir
  4. Márcia mãe de aluna
    R-1 Uma educação de qualidade, onde todos tenham diretio sobre ela.
    R-2 É uma pena que ainda há escolas que julgam a criança pela sua classe social, raça ou crença. Em pleno século XXI, isso não deveriamais existir.
    R-3 Não sendo o caso desta escola, pois sempre fui muito bem recebida, as pessoas são tratadas conforme a aparência. Isto deveria ser mudado, pois somos todos iguais.
    R-4 Um único problelma que vejo é a falta de salas de aula para atender toda sua clientela.
    R-5 Toda a equipe da escola. Comprometimento com a educação e respeito por todos.
    R-6 Não podemos dizer que problemas familiares são de responsabilidade da escola. Os professores estão na escola para ensinar as crianças a serem cidadãos de bem. A parte da educação fica para a família. Sabemos que há sim alunos-problemas em todas as escolas, e não cabe a sociedade taxar estes alunos somente a classe C, pois a classe A também tem os seus alunos problemáticos. Temos que educar os pais para depois educarmos as crianças.

    ResponderExcluir