quarta-feira, 21 de novembro de 2012

 
 
SARAU CULTURAL CORA CORALINA

 
No dia 14 de novembro de 2012, quarta-feira, às 19h30min, no pátio da Escola Rosa Benatti, houve o 1º Sarau Cultural, homenageando a poetisa Cora Coralina, que, além de ter sido uma escritora muito talentosa, foi também doceira. Em virtude disso, as obras de Cora foram escolhidas como repertório do Sarau, que finalizou, ainda, o Projeto Receitas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

O Projeto Receitas, conduzido pelas professoras Luzia Pessuto e Elaine Garbim, teve como objetivo ensinar aos alunos do EJA receitas variadas, que abordaram desde o reaproveitamento de partes de alimentos que são jogadas fora, assim como pratos que poderiam ser comercializados, gerando renda extra aos estudantes. O ato de preparação das receitas e a degustação dos pratos foram a conexão perfeita com as poesias da quituteira Cora Coralina.

Durante a noite do Sarau, alunos, professores e funcionários da escola estiveram presentes, revelando seu lado poeta, lendo frases e poesias da autora. A aluna Doralice fez a leitura da poesia "Ser". Após isso, a professora Luzia Pessuto explanou sobre o processo de trabalho, a biografia de Cora Coralina, o estilo e a história desta brilhante poetisa que transmite sabedoria de forma simples e única.

Em seguida, os educandos do EJA Andréia, Cícera, Iolanda, Josenilton e Jaurizael leram frases de Cora, as quais se debruçaram sobre a reflexão da vida. Dando continuidade, a professora Francisca leu a poesia "Das pedras", que descreve a mensagem sobre a dureza da vida (pedras), que enfrentamos diariamente para contemplarmos as flores da realização de nossos sonhos.

Depois da apreciação destes lindos versos, a professora Claudia procedeu à leitura do poema "Lindo Demais", que fala sobre a tristeza de um amor não correspondido, sobre a procura sem encontro. Para suceder esta apresentação, os alunos dos 5ºs anos da manhã interpretaram a música "Flor do Mamulengo", a qual retrata, justamente, a história de uma menina que morre por causa de um amor não correspondido.

Finalizando as atrações, o secretário da escola, Wagner Granai, leu o poema "A Casa do Berço Azul", uma linda poesia que narra o ambiente familiar, a felicidade com a chegada de uma nova vida, a união e a finitude humana, pois o verdadeiro amor entre os membros de uma família vai além da vida e se eleva para a eternidade. Com o encerramento das apresentações, o público e os convidados puderam degustar de doces que fizeram parte das aulas de culinária do EJA, bem como foram entregues aos alunos os livros de receita, que simbolizaram a finalização do Projeto Receitas e do Sarau Cultural Cora Coralina, sincronicamente realizados.



 

Colaboração: Wagner Granai

Equipe Escola Rosa Benatti