quinta-feira, 28 de junho de 2012

FESTANÇA NA PRAÇA



                   A coesão da equipe Escola Rosa Benatti é uma característica que dispensa comentários, contudo salientar semelhante qualidade convém para reiterar a importância do trabalho em conjunto. Na noite do dia 27/06/2012, na Festa Junina da Praça da Matriz, o grupo estava novamente reunido na Barraca de Doces da Escola.
                    Com iniciativa do Setor Municipal de Educação e Cultura, o qual sempre busca por valorizar a cultura brasileira e as manifestações desta, o público participante da Festança pôde se deleitar com a variedade de atrações. Ademais, a Escola Rosa Benatti instalou na praça central uma Barraca de Doces, recheada com quitutes típicos das comemorações juninas, bem como de bolos e outras guloseimas que enchiam os olhos.
                    Houve apresentações de danças juninas, teatro, entre outras. Os alunos dos 5ºs anos da Escola Rosa Benatti dançaram e interpretaram a música “Chora, me liga”, de João Bosco e Vinícius, sob a orientação da professora Thaís Marcelino, que elaborou a coreografia. A plateia se divertiu muito ao contemplar a bonita interpretação que os alunos e a professora engendraram.
                    Em todos os sentidos, foram vivenciados instantes de descontração, alegria, entusiasmo e beleza, os quais só são possíveis mediante a integração de todos os envolvidos. O sucesso é efeito colateral do trabalho e da união.

Equipe Escola Rosa Benatti

Colaboração: Wagner Granai










































segunda-feira, 25 de junho de 2012

SUPERANDO METAS



 
       Foi com grande alegria que a equipe da Escola Rosa Benatti recebeu a notícia da nota do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2011.
        A média do ano de 2010 foi de 2,80 e a meta para 2011 era de 2,89
       Superando a expectativa, a nota foi de 4,04. Este resultado só foi possível devido ao trabalho realizado em sala de aula, ao comprometimento dos professores com a aprendizagem e ao empenho de nossos alunos.
       Para o próximo ano, a meta será de 4,20. Para que a escola continue atingindo o índice esperado, é necessário que direção, professores e alunos prossigam desenvolvendo um trabalho sério, fundamentado no compromisso de uma educação de qualidade.


ALUNOS DO EJA FINALIZAM PROJETO MÚSICA SERTANEJA



               A culminância do Projeto Música Sertaneja, realizada no dia 19/06, às 19h30min, no pátio da E.M. Profª Rosa Benatti, reuniu professores, alunos, cantores, a Orquestra de Violas de Bariri, a comunidade do entorno da escola, autoridades, representantes do Setor Municipal de Educação e Cultura e o próprio homenageado da noite o cantor Leonel, da dupla sertaneja baririense Leôncio e Leonel.
             O Projeto elodiu com a ideia de inserção social dos alunos, mediante o contato deles com a música sertaneja raiz. Os educandos mergulharam no universo da música caipira, ouvindo as letras, estudando-as, reescrevendo-as, interpretando-as, sentido-as e revivendo, não raro, sua própria história cantada nas melodias. Tamanho interesse abriu portas para que os estudantes conhecessem não só as músicas, como também a biografia de vários intérpretes.
            Por esse caminho, chegaram ao cantor Leonel, da dupla local Leôncio e Leonel. Os alunos, a partir de então, enveredaram pela história dos cantores, pesquisando a biografia destes, o que aumentou o desejo dos educandos de descobrir mais sobre a fantástica dupla. Essa vontade resultou numa bela parceria com a Orquestra de Violas de Bariri e na homenagem feita ao músico Leonel.
           Durante a celebração, o intérprete de músicas raízes recebeu da Escola Rosa Benatti, enternecido, um cartão de prata pela participação no Projeto, uma vez que os alunos do EJA fizeram uma entrevista com o cantor. Os filhos de Leonel, Laudecir e Laudenir, cantaram ao lado do pai em memória de Leôncio, momento que emocionou a todos os presentes e foi um dos pontos altos a marcarem a comemoração.
          Além disso, o grupo Orquestra de Violas de Bariri, composto por 16 violeiros, esteve presente e apresentou várias músicas. O objetivo do grupo é manter viva a cultura sertaneja, resgatando-a através de suas melodias. A influência dos violeiros foi tão intensa que inspirou os alunos do EJA a cantarem com eles as músicas Chico Mineiro e Luar do Sertão, outro instante que causou comoção na plateia.
         Para encerrar o evento, foram proferidos os agradecimentos por parte do homenageado e da mestra de cerimônia. Após os proclames finais, foram servidos pipoca, quentão e amendoim aos convidados, que se dirigiram à quadra da escola para saborear os quitutes.

Equipe Escola Rosa Benatti

























                   

quarta-feira, 20 de junho de 2012


Dos Deuses ao Século XXI


      No Desfile Cívico Municipal, realizado no dia 17 de junho, em homenagem ao 122° aniversário da emancipação político-administrativa do município de Bariri, a Escola Rosa Benatti abordou o tema “Olimpíadas: dos Deuses ao século XXI”, que retratou a trajetória cronológica dos Jogos Olímpicos, desde seus primórdios na Grécia Antiga, até a contemporaneidade.

     Primeiramente, o carro dos Deuses abriu o desfile, representando o ideal mítico que concebe os Jogos Olímpicos, por meio de figuras da mitologia grega, como Zeus (o Deus do Trovão), Hera (a Deusa da família e da maternidade) e Hércules (filho de Zeus com uma mortal), o qual simboliza uma das referências mais diretas à criação dos jogos através de seus Doze Trabalhos. Os Deuses foram antecedidos pela Tocha Olímpica, o fogo que une e purifica.

     Na sequência, apareceram algumas modalidades dos jogos antigos, coroas de louro (o prêmio dado aos vencedores na antiguidade), além dos anfitriões das Olimpíadas de Londres: o rei e a rainha, acompanhados de seus guardas reais. Arcos entrelaçados (símbolo das Olimpíadas e da união dos continentes), arco-íris, bandeiras de nações participantes das competições e alunos caracterizados com roupas de esportes que são disputados nos dias de hoje delinearam a face atual das Olimpíadas.

     Houve mostra de algumas curiosidades sobre os jogos, através de bâneres, bem como foram retratadas as medalhas, prêmio que os atletas recebem atualmente ao se consagrarem campeões. Mensagens foram distribuídas ao público, contando alguns fatos curiosos e intrigantes a respeito da história das Olimpíadas. Enfim, a mensagem final encerra o desfile, enfatizando que a tocha olímpica deve permanecer acesa e purificar a luta na busca por nossos propósitos.

A Direção da Escola agradece à colaboração e participação de todos que auxiliaram na concretização do evento. Nossos agradecimentos a Cláudio Denti Masson, Clorinda Tentor Trovareli, Márcio Pereira, Nivaldo Zechi, Lucas  Ap. Ferreira da Silva, Giana Rodrigues de Castro Stevanato, Isabela Clara Stevanatto, Aparecido Alves de Campos Erivaldo Rodrigues dos Santos

                                             Texto: Equipe Escola Rosa Benatti

                                                    Colaboração: Wagner Granai