quarta-feira, 11 de abril de 2012

TRABALHO COM O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização não se resume apenas na aquisição de habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

A escola tem o papel importante de estimular este processo, favorecendo situações ricas de novas descobertas. Manipulando o brinquedo, a criança reconhece objeto, descobre outro, cria, reinventa, analisa, compara, estimula a curiosidade, e iniciativa e autoconfiança.

O professor alfabetizador, que tem em suas mãos, a belíssima tarefa de oportunizar situações de aprendizagem, para que a criança possa se alfabetizar compreendendo a função social da leitura e da escrita, como ferramentas primordiais em seu papel como cidadão crítico e participativo, deve buscar através do ato de brincar , um complemento e grande aliado, para auxiliar o professor nesse complexo processo de alfabetização.

O brinquedo proporciona também a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, do pensamento, da concentração e atenção.

Portanto, o ato de brincar é indispensável para a saúde física e mental da criança, pois no fundo ira contribuir para a eficiência e o equilíbrio do adulto.

O brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança.

Os alunos do 2º ano, da Profª Adriana , têm a oportunidade de manipular jogos de alfabetização, nos momentos em sala de aula, ampliando seus conhecimentos com um trabalho enriquecedor. Colocar os conhecimentos em jogo, pensar, refletir sobre o sistema de escrita e aprender brincando é a forma mais feliz de atingir os objetivos traçados.

O brincar permite, ainda, aprender a lidar com as emoções.






Nenhum comentário:

Postar um comentário