sexta-feira, 18 de maio de 2012

ALUNOS DO EJA ENTREVISTAM LEONEL

     No dia 17/05, os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) tiveram o privilégio de entrevistar o cantor de músicas raízes, Guido de Sousa, amplamente conhecido pelo nome de Leonel, da dupla sertaneja “Leôncio e Leonel”.
      Inicialmente, o cantor discorreu sobre lembranças de sua infância, a origem simples que inspirou o tom caipira de suas canções. Narrou, ainda, alguns acontecimentos referentes à sua trajetória profissional, revelando detalhes particulares da carreira dos cantores, como o fato de o nome artístico da dupla “Leôncio e Leonel” ter sido sugerido pelo cantor Tonico, em 1954, ano em que conheceram “Tonico e Tinoco”, os padrinhos da dupla. Ele contou que ambos iniciaram a carreira profissional em 1955 e o primeiro disco foi gravado no dia 06/08/1956, incluindo um grande sucesso da dupla, a música “Casinha de aço”.
     O cantor comentou também que eles gravaram seu primeiro LP, em 1961, intitulado “A voz do sertão”.
     Os estudantes do EJA, muitos, inclusive, fãs assumidos da dupla, emocionaram-se com a presença desse ilustre artista de nossa cidade, cantando músicas, revivendo sua história e recuperando a memória de seu passado.
     Para eles, poder conversar e conhecer a vida de Leonel foi um imenso prazer, uma experiência de contato real e próximo com a arte que admiram. Tal atividade faz parte do Projeto “Músicas Sertanejas”, que está sendo desenvolvido por alunos e professores do EJA.
     O objetivo é resgatar a apreciação da música raiz pelo público e pelas novas gerações, as quais até mesmo desconhecem esse magnífico trabalho que é a alma do Brasil rural, que retrata uma época em que a música era arte, diferentemente de hoje em que as expressões artísticas têm cunho quase que exclusivamente comercial.
     A música raiz transmite a mensagem do homem caipira, da simplicidade, da valorização da natureza, das coisas da terra e do amor puro e verdadeiro do homem campesino.

 Equipe Escola Rosa Benatti.
 Colaboração: Wagner Granai

Nenhum comentário:

Postar um comentário