segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A PRÁTICA EM SALA DE AULA

 



          A alimentação humana foi o tema estudado em Ciências, na apostila do 3º bimestre.

      Além das atividades propostas,os alunos do 4º ano B confeccionaram um cartaz sobre alimentação saudável, colando figuras de alimentos, e realizaram uma experiência com fermento biológico para observar a ação dos fungos.

     Aproveitando o assunto, foi feita a interdisciplinaridade com a área de Português, trabalhando uma receita de cocada.

      Os ingredientes foram providenciados e chegou a hora tão esperada: colocar a mão na massa.

      Após o preparo, a professora realizou uma atividade coletiva, elaborando a receita na lousa.

      No final, os alunos degustaram e levaram uma cópia da receita para casa.

Confira as etapas do trabalho.


 



 
 


 



 
 
 
 










segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DIA DA INDEPENDÊNCIA



         O dia 07 de setembro é um marco importantíssimo na História do nosso país, por ser a data que mais enaltece o espírito de patriotismo: o dia da Independência do Brasil. Igualmente ocorrem todos os anos, no Paço Municipal (Prefeitura), houve a comemoração cívica que homenageia o evento histórico.
        Autoridades, professores, alunos e civis estiveram presentes, exercendo o papel de cidadãos, honrando a bandeira nacional. Além disso, para prestar homenagem à Independência, os componentes do Grêmio Estudantil da Escola Rosa Benatti estiveram presentes. As alunas Bianca e Bruna, do 5º ano A, período da manhã, leram o texto: “Comemoração de 07 de setembro”, o qual propunha uma reflexão profunda sobre o verdadeiro significado da palavra independência.
       Para concluir a comemoração, alguns membros da Banda Marcial de Bariri e os atiradores do Tiro de Guerra fizeram uma apresentação para prestigiar a data que celebra o apogeu da emancipação brasileira.







 





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PROFESSORES PARTICIPAM DO III SEMINÁRIO EDUCACIONAL

 
 

        Os professores da Rede Municipal de Ensino participaram, nos dias 16 e 17 de agosto de 2012, do III Seminário Educacional, que ofereceu palestras, capacitações e oficinas para os docentes. No dia 15/08, a abertura oficial ocorreu com apresentação do grupo de flauta doce  "Sopro da Rosa", da Escola Rosa Benatti, e, em seguida, houve uma palestra sobre "A importância do Planejamento no Desenvolvimento da sua vida", ministrada pelo Diretor-Presidente do Grupo Bradesco Seguros e Previdência, Marco Antonio Rossi.

      No dia 16/08, os docentes participaram de palestras voltadas aos temas educacionais, foco primordial do Seminário. A Professora Drª Simone Capeline abordou o tema "Distúrbios de Aprendizagem", assunto constante no dia a dia dos professores.

     Em seguida, o Professor Dr. Gabriel Perissé ministrou a palestra "A aula inesquecível: o que é qualidade educacional", para estimular os educadores a aperfeiçoarem sua didática, enquanto cativam o aluno, atraindo-o para o conhecimento.

     Ao final do dia, os professores participaram da palestra "Reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do Ensino. A importância do planejamento e o papel do professor neste processo", proferida pela Professora Drª Emília Cipriano. Este assunto foi interpelado para propor uma análise sobre um ensino bem organizado e os resultados obtidos a partir desta ordenação.

     A cada ano, o Seminário Educacional aborda uma temática específica que propicia a reflexão, análise e autoavaliação dos professores sobre o trabalho desenvolvido.

     Neste ano, o tema foi "Planejar", isto é, uma palavra intimamente ligada com a carreira docente. O planejamento é essencial na prática diária do professor, que precisa dominar o conteúdo, selecionar a matéria, dialogar com diretores, coordenadores e conhecer a realidade do aluno (sua possível visão de mundo). Refletir sobre o planejamento é rever a prática cotidiana das aulas aplicadas.

     A capacitação voltada aos professores serve para fornecer a eles o constante aperfeiçoamento da docência e proporciona que os educadores se mantenham atualizados no que concerne aos temas transversais da educação, procedimentos técnicos e tendências teóricas. Para tanto, foram realizadas palestras com expertos e oficinas, as quais aprimoram as habilidades do professor em sala de aula, no exercício de lecionar.
 




Equipe Escola Rosa Benatti